sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Prefeito Dó Bacelar é o campeão de processos entre os presos da Operação Geleira da Polícia Federal

Dó Bacelar responde a 10 ações penais na Justiça Federal e é o tesoureiro da Associação Piauiense de Municípios, informa reportagem do jornalista Gil Sobreira.



O prefeito de Porto, Domingos Bacelar de Carvalho é o “campeão” em número de processos dentre os presos na Operação Geleira da Polícia Federal. Dó Bacelar responde a 10 ações penais na Justiça Federal a saber:

O MPF denunciou Dó Bacelar por aplicar recursos do FUNDEF de forma indevida (R$125.430,00) com o pagamento de salários a pessoas não integrantes do magistério nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2000.

Utilização indevida de recursos do FUNDEF liberados para serem gastos com a remuneração de professores e que foram utilizados para beneficiar parentes de Dó Bacelar , não integrantes do magistério.

Aplicação de recursos do FUNDEF para o pagamento de salários a pessoas não integrantes do magistério.

Desvio de recursos do FUNDEF para pagamento de coordenadores , supervisores, orientadores educacionais e técnicos educacionais ao invés do pagamento de professores.

Pagamento de salários com recursos do FUNDEF a não integrantes do magistério.

Aplicação de forma indevida de recursos federais provenientes do FUNDEF.

Aplicação indevida de recursos federais provenientes do FUNDEF.

Aplicação indevida de recursos federais provenientes do FUNDEF.

Pagamento de salários de forma indevida com recursos do FUNDEF a não integrantes do magistério.

Irregularidades na aplicação de recursos do FUNDEF.

Fonte GP1

galera das sombras: "Não precisam ficarem assombrados", diz Robert Rios sobre possível Operação Geleira 2

http://www.gp1.com.br/destaques/17511

"Não precisam ficarem assombrados", diz Robert Rios sobre possível Operação Geleira 2


“O combate à corrupção deve ser contínuo, permanente principalmente em um país como nosso que possui a cultura da corrupção”, avaliou.

Apesar de tecer elogios a “Operação Geleira”, Rios disse que “esse tipo de ação não precisa ser espetaculosa e que muitas vezes a superexposição passa para a população que todos os investigados são corruptos”.

Sobre a possibilidade da PF deflagrar a “Operação Geleira 2” Robert disse: “Acho errado esse tipo de atitude porque causa uma espécie de terrorismo, ou faz ou não faz. Não precisa ficar assombrando as pessoas”, finalizou Robert Rios Magalhães. 

Fonte GP1

OPERAÇÃO GELEIRA: Mais prefeitos e ex-prefeitos vão ser convocados pela Polícia Federal

No total, mais 50 pessoas, aproximadamente, serão chamadas pela PF para depor nos próximos dias. Além dos prefeitos e ex-prefeitos, empresários, assessores e funcionários de órgãos públicos.



A Polícia Federal vai convocar mais prefeitos e ex-prefeitos piauienses para prestar depoimento no inquérito que apura os crimes praticados pela organização criminosa acusada de desviar cerca de R$ 20 milhões em recursos da saúde e da educação em 12 municípios do estado. A deputada estadual Ana Paula (PMDB), assessores e familiares dos prefeitos e ex-prefeitos presos anteontem, além de outros empresários e servidores públicos citados pelos acusados que estão detidos também serão chamados a depor. 

No total, mais 50 pessoas, aproximadamente, serão chamadas pela PF para depor nos próximos dias. Além dos prefeitos e ex-prefeitos, empresários, assessores e funcionários de órgãos públicos, a PF vai chamar agiotas que teriam recebido dos prefeitos e ex-prefeitos dinheiro público em pagamento de empréstimos a juros feito por eles aos gestores. Também estariam na relação servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A Polícia Federal já está colhendo desde anteontem os depoimentos dos 30 acusados presos na Operação Geleira, entre eles sete prefeitos e dois ex-prefeitos municipais. A operação foi montada pela PF, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União, para desarticular uma rede criminosa composta por prefeitos, ex-prefeitos, servidores públicos e empresários acusados de desviar recursos públicos através de notas fiscais frias emitidas por empresas fantasmas e escritórios de contabilidade. 

A ação mobilizou 325 policiais federais de vários estados e 28 servidores da CGU. Ao todo, foram cumpridos 84 mandatos de busca e apreensão e 30 mandatos de prisão temporária. O delegado chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal no Piauí, Vanderlyer Gomes de Lima, disse ontem que serão convocados os prefeitos das cidades onde a operação executou mandados de busca e apreensão e cujos gestores não tiveram mandados de prisão expedidos: são os prefeitos de Marcos Parente, Amarante, Várzea Branca e Floriano. 

Ele observou que o prefeito padre Herculano Negreiros (PT), de São Raimundo Nonato (onde a operação também foi executada), está fora da lista de convocação da PF. "Não há nada contra ele. Há, sim, contra ex-prefeitos da cidade", explicou, sem adiantar quem seriam os "ex-prefeitos". Segundo Vanderlyer Gomes, pelo menos por enquanto não há risco de prisão dos prefeitos e ex-prefeitos que serão convocados para depor. "Esses prefeitos ou ex-prefeitos não serão presos, porque não foram expedidos mandados de prisão contra eles. Mas serão intimados a depor e poderão ser indiciados pelos mesmos crimes que aqueles que estão presos", observou o delegado.

Fonte GP1 



Rivaldo acerta e vai jogar no São Paulo em 2011


O São Paulo terá Rivaldo na temporada 2011. Aos seus 38 anos Rivaldo acertou nesta semana o contrato que será assinado nos próximos dias.

Presidente do Mogi Mirim, Rivaldo anunciou no começo do ano que atuaria pelo próprio Mogi no Campeonato Paulista. No fim de semana, seu time recebeu o São Paulo na primeira rodada do campeonato e perdeu por 2X0.

Ao final da partida, Rivaldo visitou o vestiário, conversou e tirou fotos com o amigo Rogério Ceni, com quem foi campeão do mundo pela seleção em 2002.

Em busca de uma camisa 10 - a numeração ainda está vaga e não há jogadores inscritos com a 10 do São Paulo, o clube viu ali a possibilidade de trazer um armador para a temporada.

Nos últimos dias, a notícia do "namoro" entre Rivaldo e São Paulo vazou. Entre boatos e desinformações, a ESPN apurou hoje que o acerto entre as partes está fechado.

Rivaldo será o nono jogador da história a vestir as três camisas do "trio-de-ferro" da capital paulista - João Lanzoni Neto, Claúdio Pinho, Neto, Luizão, César Sampaio, Antônio Carlos Zago, Müller e Leandro Amaral foram os outros. Rivaldo defendeu o Corinthians entre 93 e 94 e se transferiu para o Palmeiras, onde ficou até 96.

Romário ocupará o gabinete que pertenceu ao ex-presidente Lula


Um dos heróis do tetra mundial no “campo” pelo qual passou o presidente mais popular do País. Um ator de novelas no lugar de um advogado cassado pela ditadura, que depois ajudou a fundar uma das maiores legendas brasileira. Um produtor de arroz no terreno de um cacique petista, mais de um ano depois de ser preso por protestar contra o principal expoente do partido.

Pelo sorteio dos gabinetes dos futuros deputados, que tomam posse em 1º de fevereiro, duas celebridades e um desafeto político ocuparão escritórios políticos onde despacharam alguns dos principais nomes da República durante a elaboração da Constituição de 1988.
É o caso do ex-jogador tetracampeão Romário de Souza Faria (PSB-RJ). Estreando na política, Romário se instalará no gabinete número 825, que foi do ex-presidente Lula. Na época, um barbudo Lula, recém-saído da campanha das Diretas Já, havia sido eleito por São Paulo com uma das maiores votações no Estado.
Depois de Lula, o escritório transitou por outras mãos petistas – como Aloizio Mercadante (PT-SP) e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), além do atual inquilino, Nazareno Fonteles (PT-PI). Assim como os demais gabinetes do Anexo IV, é um dos mais cobiçados, devido ao tamanho e estrutura, como elevadores e banheiro privativo.
Três andares abaixo, Romário terá como vizinho o ator Stepan Nercessian (PPS-RJ). Pelo sorteio, ele ocupará o gabinete número 517, também no Anexo IV. Hoje com Geraldo Pudim (PR-RJ), o escritório já foi de Paulo Alberto Monteiro de Barros, mais conhecido como Artur da Távola (PSDB-RJ).
Em comum, Stepan e Távola tiveram a vida modificada durante a ditadura militar. Integrante do movimento estudantil, em Goiás, o astro do filme Marcelo Zona Sul (1970) e da novela Vale Tudo (1988-1989) afirma ter sido impedido de cursar o colegial em escolas públicas.
Na mesma época, Távola havia sido deputado estadual pelo antigo Estado da Guanabara e deputado Constituinte entre 1961 e 1962. Exilou-se no Chile, em 1964, para fugir dos militares. Em 1988, já no Brasil, o jornalista e advogado ajudou a fundar o PSDB junto com dissidentes do PMDB.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Acidente, em coma humorista Shaolin respira sem ajuda de aparelhos


O humorista Shaolin, sofreu um grave acidente de carro em Campina Grande (PB), está em coma e respira sem ajuda de aparelhos. Segundo informações do hospital "ele tossiu e se mexeu", mas seu estado é grave.
Shaolin é o nome artístico de Francisco Jozenilton Veloso. Ele faz parte do programa "Tudo é Possível", da TV Record. Ele já fez participações em outros programas de TV como o "Domingão do Faustão", "A Praça É Nossa" e "Show do Tom".

Às 17h, haverá uma entrevista coletiva no hospital sobre o estado de saúde de Shaolin.
Ele capotou o veículo depois de bater contra outro na Alça Sudoeste, no bairro

Mutirão, em Campina Grande (135 km de João Pessoa).
Shaolin sofreu traumatismo craniano e ferimento grave no braço.

Por volta da 1h, o humorista foi transferido para o Hospital Antonio Targino, especializado em atendimento a vítimas de acidentes, e operado. 

LUZILÂNDIA Agricultor é morto a facadas na frente do filho de 8 anos

Na madrugada dessa quarta-feira 19 de janeiro de 2011, o trabalhador rural foi assassinado na frente do seu filho de apenas oito anos de idade. O crime aconteceu na casa da vítima, localizada no assentamento Palmares, povoado de Luzilândia, a 234 quilômetros de Teresina. 
De acordo com a policia militar do município, o menor foi testemunha de todo o ato e depois relatou para a mãe.
“O garoto falou pra mãe que é o mesmo homem que andou na casa pela manhã.
O garoto confessou à mãe que, na manhã do crime, um homem não identificado teria procurado seu pai para comprar uma vaca. À noite, o mesmo homem retornou a casa e pediu que seu Domingos saísse à porta, acertando-o com duas facadas que atingiram o peito e o braço.
Domingos teve morte imediata. Seu corpo foi levado para o município de Batalha, onde acontece o velório.  
A polícia ainda não tem pistas do suspeito. O chefe de investigação Aroldo Loiola acompanha o caso. 

Filha de lavrador é aprovada em 1º lugar no PSIU


A jovem de Nossa Senhora dos Remédios, Ana Maria da Conceição Sousa de 18 anos, filha do lavrador, o Sr. Francisco Sousa e da Sra. Ana Graça da Conceição Sousa, foi aprovada em 1º lugar em Licenciatura em Geografia no Programa Seriado de Ingresso na Universidade – PSIU e está aprovada também no ENEM, onde tem duas opções, Serviço Social e Jornalismo.



OPERAÇÃO GELEIRA: SETE PREFEITOS E DOIS EX-PREFEITOS SÃO PRESOS NO PIAUÍ


Policiais federais que participaram da Operação Geleira confirmam a prisão de sete prefeitos e dois ex-prefeitos de municípios do Piauí. Os gestores são acusados de envolvimento com um esquema de compra e venda de notas ficais frias. Além deles, foram presos assessores, servidores públicos, empresários e lobistas.
Todos os políticos foram presos no interior do Estado e estão sendo transferidos para Teresina.
De acordo com a Controladoria Geral da União, a estimativa é que nos últimos anos a quadrilha tenha desviados R$ 3,7 milhões de recursos destinados às áreas da saúde e educação.
Essas verbas eram oriundas de transferências constitucionais e voluntárias realizadas pela administração pública federal.

Operação Geleira

A operação foi deflagrada início da manhã desta quarta-feira 19 de janeiro de 2011. Os mandados de prisão e busca e apreensões foram cumpridas em 12 prefeituras, em uma Câmara Municipal, no gabinete de um parlamentar na Assembléia Legislativa e em empresas, escritórios de contabilidade e residências.
A Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) informou que vai se manifestar a respeito da prisão dos gestores ao meio dia de hoje.
A quadrilha era especializada em falsificação de documentos públicos, constituição de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
A todo o momento, agentes federais chegam à sede da PF com documentos e computadores apreendidos. Veículos e valores em dinheiro também foram recolhidos pelos policiais.

Os prefeitos presos são:

Bismarck Área Leão (PTB), de Miguel Leão;
Valdir Soares da Costa (PT), de Uruçuí;
Domingos Bacelar de Carvalho, o Dó Bacelar (PMDB), de Porto;
Joedison Alves Rodrigues (PTB), de Landri Sales;
Teresinha de Jesus Araújo (PSDB), de Elizeu Martins;
Isael Macedo Neto (PTB), de Caracol;
Jorge de Araújo Costa (PTB), de Ribeira do Piauí.

Também foi presa pela Polícia Federal a mãe do prefeito de Landri Sales, identificada apenas como Juraci, e o filho da prefeita de Elizeu Martins, conhecido como Marcelo.
Na Assembléia Legislativa, os agentes da PF deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão no gabinete da deputada Ana Paula (PMDB). A investigação não diz respeito à sua atuação como parlamentar e sim ao período em que seu irmão, Chico Filho, foi prefeito de Uruçuí.
A PF apreendeu documentos nas prefeituras de Landri Sales, Marcos Parente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol, Elizeu Martins, Ribeira do Piauí, Porto, Miguel Leão e Floriano.